Skip to content Skip to footer

Como se proteger de hackers e vazamentos de senhas

A maioria das pessoas são hackeadas e não sabem o “porque”. Pior que isso, elas não sabem se proteger e nem o seu business. Aplique o que eu te disser aqui e você já estará muito mais seguro.

Já hackearam alguma rede social sua? Saiba que não é nada legal. Além de perder acesso, você fica vulnerável em outros serviços da internet.

Redes como o Facebook são usados para fazer login em diversos outros sites. De posse do seu Facebook, o hacker pode, por exemplo, logar na sua conta do G1. Sabia disso?

Infelizmente é real.

Se você importar os cookies e fazer login nesses perfis hackeados que vendem por aí, verá que caso o antigo dono tenha feito compras na Magalu e tenha atrelado sua conta ao perfil do Facebook, será possível fazer uma compra na Magazine Luiza com todos os dados do dono. Loucura né?

Motivo? Ele fez login na Magazine Luiza usando o botão de “Entrar com Facebook”.

Para evitar esse tipo de situação, precisamos dar um passo pra trás. Hackear alguém não é tão difícil como parece e nem precisa de super poderes em computação.

Na maioria das vezes, o elo mais fraco da corrente é o próprio usuário… Ele clica em qualquer link que vê na internet, baixa qualquer arquivo, usar sua data de nascimento como senha…

Tudo isso são facilitadores, mas quero te mostrar como se proteger disso.

Dica 1

Não saia clicando em tudo quanto é link que vê pela internet. Desconfie de tudo, principalmente de domínios com nomes estranhos. Assim você se protege de cair em phishing e malwares.

Phishing: tentativas de fraude para obter senhas bancárias, cartão de crédito e etc.
Malware: Termo genérico para qualquer tipo de software de computador com intenção maliciosa.

Dica 2

Use um gerenciador de senhas.

Não guarde suas senhas em um arquivo .txt ou em um Excel. Um simples ransomware poderia encriptar todos os arquivos locais do seu computador.

Use o 1Password, LastPass ou Bitwarden parra isso.

Ransomware: Tipo de malware que restringe o acesso aos arquivos infectados com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

Dica 3

Configure a autenticação de 2 fatores na p$rr@ toda.

Com a autenticação configurada, mesmo com sua senha em mãos, será impossível entrar na sua conta.

Mas não configure o 2FA de SMS, configure por um aplicativo, como o Authy (na minha opinião pessoal, disparado o melhor do mercado).

Dica Bônus

Defina um final padrão para todas as suas senhas, mas não a cadastre no Gerenciador de Senhas. Por exemplo:

Senha atual: 123456
Nova senha: 123456hacker

Nenhum sistema é 100% seguro. Caso o banco de dados do LastPass, Bitwarden ou qualquer outro que você use vazar, somente o 123456 será exposto, mas o hacker não. Assim ninguém conseguirá logar, pois não sabem o final da senha. 🙂

Para você aprender como funciona os reais perigos, como navegar em verdadeiro anonimato, Deep web, Dark web e tudo sobre como a internet realmente funciona nos bastidores, Clique aqui!

error: Content is protected !!